Terras do Sabugal, um Concelho para descobrir.
O concelho do Sabugal, situado no distrito da Guarda, a nordeste do território nacional, é um concelho rico em património, algum dele de características únicas no país. Um concelho que até 2013 foi constituído por 40 freguesias, constantes no livro, tem uma área de 822,7 Km2 e uma população que ultrapassa os 12.000 habitantes.
O livro “Terras do Concelho do Sabugal – Património”, da autoria de José Barradas, jornalista e fotógrafo, com raízes no concelho do Sabugal é o melhor e maior guia do património do concelho do Sabugal.
A ideia de criar uma obra onde constasse algum do mais relevante património do concelho nasceu em 2015, parti então para o terreno para fazer milhares de registos fotográficos do património edificado de toda a região. A escolha recaiu em 378 fotografias finais constantes no livro. Após esta escolha todas as fotografias passaram por um minucioso processo de tratamento e manipulação digital, não com o objetivo de alterar ou descaracterizar qualquer monumento ou local, mas apenas para melhorar o resultado visual final de cada fotografia, para isso houve a necessidade de remover elementos que por vezes provocavam algum ruído visual, tais como cabos elétricos, sinaléticas diversas ou os habituais megafones instalados nos campanários das igrejas e capelas. Elementos tão essenciais na sociedade atual, mas que ofuscam a estética do local e dos monumentos, retirando beleza visual ao resultado final que se pretende numa obra cujo principais conteúdos são as fotografias em si e os monumentos que nelas constam.
O livro divide-se em duas principais secções, a primeira onde constam os 378 registos fotográficos das antigas 40 freguesias do concelho, ordenadas por ordem alfabética, e no final a geo-referenciação de 145 locais, o que permite uma visita rápida ao mais interessante património do concelho. O livro Terras do Sabugal – Património não tem como propósito ser um guia exaustivo do património do concelho. O propósito principal é sobretudo que este livro sirva de ponto inicial para que cada um parta à descoberta não apenas do património edificado mas também das paisagens, das gentes, das tradições e dos muitos recantos que este concelho ímpar tem para oferecer.
José Barradas
(Qualquer uma das seguintes imagens pode ser utilizada livre de quaisquer direitos, apenas para efeitos de divulgação da obra)










